terça-feira, 6 de novembro de 2012

Classmann participa de audiência pública e defende medidas de prevenção aos efeitos da estiagem

Classmann: "Minimizar efeitos da estiagem que assolam
nossos agricultores" (Foto: Galileu Oldenburg/AL)
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, participou da audiência pública realizada nesta terça-feira (06/11), que tratou sobre a necessidade de investimentos do governo estadual e federal para o combate à seca. A iniciativa foi das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que reuniu secretários de Estado e representantes de entidades ligadas ao tema, para falar sobre o que está sendo feito para minimizar os efeitos da estiagem.

Classmann lembrou que a falta de chuvas castigou os agricultores da região Noroeste, uma das mais atingidas no Estado, onde também abastecimento de água para a população foi prejudicado. Durante a audiência, o líde do PTB solicitou aos órgãos estaduais maior agilidade no repasse de recursos para a construção de sisternas. "Não apenas a irrigação foi prejudicada, mas o consumo de muitas comunidades dependia, de caminhão pipa", destacou.

Preocupado com o tema, Classmann é autor do Projeto de Lei que busca isentar do ICMS as máquinas e implementos agrícolas, irrigadores e sistemas de irrigação para uso nas lavouras gaúchas, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O objetivo é reduzir os custos dos produtores rurais na aquisição desses equipamentos. "É uma forma de minimizar um pouco os efeitos das sucessivas estiagens que assolam o Estado e tanto prejudicam os nossos agricultores”, defende.

Participaram da audiência pública os deputados integrantes das comissões, chefe-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, secretário de Obras e Irrigação, Luiz Carlos Busato, e secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ronaldo de Oliveira, o diretor técnico da Corsan, Ricardo Machado, além de representantes da Farsul, Fetag, Embrapa, Federarroz, Ocergs e Irga.

Viviane Dreher - MTB 9845

Nenhum comentário:

Postar um comentário